4



Que venha 2012.
3


Clarice / Não gastei mais que dez reais numa coletânea recém-lançada de crônicas de Clarice Lispector sobre o Rio, que encontrei estes dias na feira de livros do Leblon. Não são os melhores textos da autora, nem as melhores crônicas sobre a cidade. Talvez a seleção também não seja a mais adequada. Mas ganhei este:



"Eu vi uma coisa. Coisa mesmo. Eram dez horas da noite na Praça Tiradentes e o táxi corria. Então eu vi uma rua que nunca mais vou esquecer. Não vou descrevê-la: ela é minha. Só posso dizer que estava vazia e eram dez horas da noite. Nada mais. Fui porém germinada."


(Clarice Lispector. "Do Rio de Janeiro e seus personagens", Rocco, 2011)




Bom Natal.
2

Marina / Está n'O Globo de hoje: Eike Batista desistiu do projeto de Índio da Costa para a Marina da Glória. Disse que o projeto - ao qual se referiu como "um devaneio" e "uma vergonha" - "já está na lata do lixo", e que vai buscar outro, porque o prazo para início das obras - 2012 - está mantido. Sobre o polêmico estacionamento subterrâneo, com 1500 vagas, disse que "nunca" o construiria: "Nós queremos um projeto minimalista, e não algo como essa proposta, que é uma vergonha". Ora, mas como assim? "Nós" quem? Não custa lembrar que o projeto em questão foi escolhido num concurso fechado e disputado por arquitetos renomados do mundo todo, selecionados e convidados pela própria EBX, empresa de Eike Batista, num processo envolto no mais alto sigilo, cujo resultado até hoje não foi apresentado publicamente. É difícil acreditar que um empresário como Eike Batista, que tem demonstrado tanto interesse pela cidade, e certamente dispõe de consultores do mais alto gabarito nos mais variados setores em que atua, não conte com o apoio de assessores minimamente qualificados na área de arquitetura. Assim como é difícil acreditar que ele desconhecesse o projeto escolhido por sua própria empresa há mais de um ano. Talvez ele tenha mudado de idéia depois da pressão pública que começou a se armar nos últimos tempos em defesa do Parque do Flamengo. Em todo caso, desqualificar publicamente o projeto dessa maneira revela um enorme desrespeito não só pelo vencedor como por todos os arquitetos envolvidos no concurso, e mais, pela própria arquitetura.



PS: Não vou comentar os projetos premiados pelo IAB-RJ este ano. Mas não deixo de recomendar que eles sejam vistos na sede do IAB, ou aqui: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/iab-rj-elege-melhores-projetos-do-rio-de-janeiro-em-cinco-243192-1.asp

Posto 12 / dez 11







1




Pompidou / Saindo da biblioteca da Esdi - o principal centro de irradiação do design ulmiano no Brasil - bato os olhos no edifício vizinho: um Pompidou às avessas, num miolo de quadra na Lapa. E ninguém precisa acreditar, mas tenho em mãos o "Inteligência Brasileira", de Max Bense.